Fazendo a diferença no mundo corrompido

TEXTO: Dn. 1: 8 “E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar”.

 

Histórico: No ano 538 a.C, Nabucodonosor, rei de Babilônia, conquistou toda a região da Palestina e Oriente Médio. Numa dessas invasões, ele deu ordens aos seus comandantes que trouxessem jovens da corte, que pertenciam a nobreza, que fossem inteligentes e tivessem conhecimento para poderem estar diante do rei. (Dn 1:4)

 

Aqui eu descubro um segredo: Voce tem que estar preparado para as oportunidades. Enquanto muitos judeus estavam trabalhando como escravos, Daniel e seus três amigos estavam sendo preparados para viverem no Palácio do rei.

Aqui fica um conselho: estudem e se preparem para quando a oportunidade chegar você não perder de estar nos melhores lugares.

 

O COSTUME BABILÔNICO.

 

Toda a comida que o rei comia, bem como seu vinho, era oferecida, consagrada a seus deuses, acreditava-se que com isto o rei teria a proteção e a força desses deuses.

E esses jovens, uma vez que estariam assessorando o rei, eles deveriam estar comendo da mesma comida e bebida.

Daniel sabia disso, ele no entanto, havia sido ensinado desde criança a não adorar outros deuses, não servi-los, e comer daquela comida era transgredir a Lei de Moisés.

A ordem do rei tinha que ser cumprida: Alimente os rapazes da comida da minha mesa. Seus servos não ousariam desobedecer ao rei, morreriam.

Mas a Palavra de Deus nos afirma que Daniel tomou uma decisão forte juntamente com seus amigos: “Nó não vamos nos contaminar”

 

O BANQUETE DO REI

 

Você pode imaginar o que tinha na mesa do rei?

Pato assado, picanha, leitão assado na brasa, batata frita, sucos dos mais variados, vinhos…..

Mas Daniel e seus três amigos disseram: queremos legumes e água. Penso que os cozinheiros acharam que eles estavam malucos por não desejarem o manjar do rei, toda espécie de comida deliciosa, mas que tinha um detalhe: estava contaminada, consagrada a outros deuses.

Hoje a coisa não é diferente: Vivemos aqui mas não somos daqui. Jesus disse: ”eu não sou do mundo com vocês do mundo não são”. Uma vez que aceitamos a Cristo, nossa cidadania é do céu. Estamos aqui de passagem. Jesus foi preparar lugar para nós.

 

Jo 14:1

 

O príncipe deste mundo, o diabo, nos oferece tudo que há de mais gostoso para fazermos: sexo, drogas, orgias, bebedeiras, etc… só que estas coisas pertence ao diabo e tudo que é dele nós não podemos tocar, isto nos contaminaria.

Jesus disse:” vós sois o sal da terra, se o sal se tornar insípido para nada vale, a não ser para ser lançado fora e ser pisado pelos homens”.

Nós estamos aqui como igreja para dar sabor e vida as pessoas que estão apodrecendo no pecado, pois o pecado cheira mal diante de Deus.

Daniel e seus amigos pareciam estar perdendo para os outros que não se importavam com Deus e comiam da mesa do rei, mas Deus estava vendo e recompensou a Daniel e seus três amigos. No fim de três anos, imagine: três anos sem comer carne, um franguinho assado, uma carne na brasa, só legumes…..

Mas ao fim desses três anos, na hora em que todos se apresentaram diante do rei Nabucodonosor, Daniel e seus três amigos foram achados mais inteligentes dez vezes mais do que aqueles que comiam da mesa do rei (Dn 1:20)

 

Deus sempre vai recompensar aquele que não negocia o que Deus lhe deu de mais precioso: a salvação. O diabo vai tentar trazer você para a mesa dele, mas decida como Daniel não se contaminar, porque Deus vai te honrar!

 

Sl. 1:1-3 “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores e nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes tem o seu prazer na Lei do Senhor, e na sua Lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto aos ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.”

Com Deus você sempre ganha, nunca perde, aquilo que aparentemente parece uma perda, na verdade é uma escada para você subir mais um degrau.

Daniel estava agora com seus três amigos na corte do rei, fazendo parte da corte, onde estavam os jovens que comeram do manjar?????? Diz a Bíblia que ele prosperou até o reinado do rei Ciro, prosperar é crescer, avançar.

Você quer crescer, avançar na vida secular?????

Diga não aos manjares deste mundo, rejeite as ofertas do diabo, mesmo que te chamem de maluco, no fim você é que será abençoado.

Vale a pena ser fiel a Deus, se mantenha firme, se posicione, diga não ao pecado, e Deus vai te honrar.

Amém.

 

 

 

Pastor Paulo Cunha responsável pela Rede dos Valentes.

Fazendo a diferença no mundo corrompido
Fazendo a diferença no mundo corrompido