Seja um vaso de honra

quarta-feira, 24 de maio de 2017

O PODER DE DEUS É ALGO QUE SEMPRE QUER SE MANIFESTAR EM NOSSAS VIDAS EM NÍVEIS CADA VEZ MAIORES. MAS SE ISSO NÃO ESTÁ ACONTECENDO, CERTAMENTE A CULPA NÃO É DE DEUS. TALVEZ, NÓS É QUE NÃO ESTAMOS SENDO VASOS QUE POSSAM SER USADOS MAIS LIVREMENTE PELO SENHOR.

TALVEZ EXISTAM COISAS EM NOSSAS VIDAS COM AS QUAIS PRECISEMOS LIDAR. EU SEMPRE PROCURO OLHAR PARA DENTRO DE MIM E DIZER: “PAI, POR QUE NÃO TENHO VISTO MAIS A MANIFESTAÇÃO DISSO? POR QUE NÃO ESTOU VENDO A DEMONSTRAÇÃO DO SEU PODER DE FORMA MAIOR?”

EU COMECEI MINHA VIDA COM DEUS EM MILAGRES E QUERO TERMINÁ-LA EM MILAGRES. AS PESSOAS SE LEVANTAVAM E COMEÇAVAM A DAR TESTEMUNHOS, E EU NEM PRECISAVA MAIS PREGAR, PORQUE O PODER DE DEUS ERA GRANDE. O TESTEMUNHO DAS PESSOAS ENERGIZAVA AS OUTRAS, QUE TAMBÉM ERAM CURADAS. NÃO ESTOU SATISFEITO EM VER QUE ISSO NÃO ACONTEÇA MUITO NOS PRESENTES DIAS, E NÃO É PORQUE TEMOS UM NÚMERO MENOR DE DOENTES HOJE DO QUE ANTES.

PARA QUE O PODER DE DEUS SEJA MANIFESTADO, PRECISAMOS APRESENTAR DIANTE DELE UMA VIDA PURA E SANTIFICADA. PRECISAMOS SER VASOS DE HONRA E INSTRUMENTOS DO AVIVAMENTO.

2 TIMÓTEO 2:20,21

ORA, NUMA GRANDE CASA NÃO HÁ SOMENTE UTENSÍLIOS DE OURO E DE PRATA; HÁ TAMBÉM DE MADEIRA E DE BARRO. ALGUNS, PARA HONRA; OUTROS, PORÉM, PARA DESONRA. ASSIM, POIS, SE ALGUÉM A SI MESMO SE PURIFICAR DESTES ERROS, SERÁ UTENSÍLIO PARA HONRA, SANTIFICADO E ÚTIL AO SEU POSSUIDOR, ESTANDO PREPARADO PARA TODA BOA OBRA.

É NOSSA ESCOLHA SERMOS VASOS DE HONRA OU DE DESONRA. NÃO É DEUS QUEM OLHA PARA BAIXO E ESCOLHE QUEM SERÁ UM VASO DE HONRA OU DE DESONRA. A ESCOLHA É NOSSA. É VOCÊ QUEM DETERMINA ISSO, POIS DEUS QUER QUE TODOS NÓS SEJAMOS VASOS DE HONRA. MAS PARA SERMOS VASOS DE HONRA, HÁ UMA CONDIÇÃO: PRECISAMOS NOS PURIFICAR DOS NOSSOS ERROS.

A PALAVRA DE DEUS É UMA ESPADA DE DOIS GUMES. ESSA ESPADA FAZ PARTE DA NOSSA ARMADURA, E PODEMOS USÁ-LA NA BATALHA ESPIRITUAL CONTRA O NOSSO ADVERSÁRIO, SATANÁS. MAS COMO ESSA ESPADA TEM DOIS GUMES, APENAS UM DE SEUS LADOS É USADO PARA DERROTARMOS O INIMIGO. UM LADO DESSA ESPADA É UMA ARMA; O OUTRO LADO É UM INSTRUMENTO CIRÚRGICO. E ESSE INSTRUMENTO CIRÚRGICO SERVE PARA VOCÊ E PARA MIM, PARA NOS PURIFICAR. UM LADO DESSA ESPADA FOI PROJETADO POR DEUS PARA SERMOS LIMPOS. ALGUMAS VEZES, SOMOS MUITO RÁPIDOS PARA USAR ESSA ESPADA CONTRA O NOSSO INIMIGO, MAS SOMOS TARDIOS EM USÁ-LA EM NÓS MESMOS.

“A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim produzir bons frutos. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e atirada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.”
(Mt 7:18-20)
.

QUANDO UMA ÁRVORE É PODADA, ELA É LIMPA E PASSA A PRODUZIR MAIS FRUTOS. ÁRVORES NÃO FALAM, MAS SE ALGUÉM PERGUNTASSE PARA ELAS, “ESTÁ DOENDO TER SEUS GALHOS CORTADOS?”, TENHO CERTEZA DE QUE ELAS RESPONDERIAM, “SIM, ESTÁ DOENDO, MAS EU PRECISO DISSO”.

JESUS DISSE QUE ELE É A VIDEIRA E NÓS SOMOS RAMOS. E PARA DARMOS MAIS FRUTOS, PRECISAMOS PASSAR PELO PROCESSO DA PODA. A PALAVRA DE DEUS É O QUE NÓS RECEBEMOS PARA SERMOS PODADOS. ELA NOS CONVENCE A DEIXAR DE FAZER O QUE ESTÁ ERRADO, PORQUE NOS CONVENCE SOBRE O CERTO. DEUS NOS LEVA A CERTAS PASSAGENS DAS ESCRITURAS PARA QUE POSSAMOS NOS CONSERTAR, E NÃO PARA JOGARMOS A SUJEIRA PARA DEBAIXO DO TAPETE.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”
1Jo 1:9.

MUITOS CRISTÃOS NÃO ENTENDEM A DIFERENÇA ENTRE A CONVICÇÃO DE PECADOS E A CONDENAÇÃO. A CONDENAÇÃO NÃO TE OFERECE UMA SOLUÇÃO, UM ESCAPE, UMA SAÍDA PARA O PROBLEMA. A CONDENAÇÃO SÓ TE BATE E DIZ QUE VOCÊ ESTÁ SUJO. JÁ A CONVICÇÃO SEMPRE TE OFERECE UMA SAÍDA. UMA PALAVRA DE CORREÇÃO DO SENHOR PODE ATÉ SER PESADA, MAS SE VOCÊ RECEBÊ-LA COM MATURIDADE, ELA TRARÁ FRUTOS DE MUDANÇA PARA A SUA VIDA.

NÃO TRATE A REPREENSÃO DE DEUS COMO CONDENAÇÃO, POIS JÁ NÃO HÁ CONDENAÇÃO PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS, QUE ANDAM NO ESPÍRITO, E NÃO NA CARNE. SE VOCÊ ESTÁ EM CONDENAÇÃO, É PORQUE VOCÊ ESTÁ SE ABRINDO PARA O DIABO, ANDANDO NA CARNE.

TODOS GOSTAM DE OUVIR UMA MENSAGEM DE CRESCIMENTO, PROSPERIDADE E SAÚDE DIVINA, MAS QUANDO FALAMOS DE SANTIFICAÇÃO, COMPROMETIMENTO E SANTIDADE, MUITAS PESSOAS COMEÇAM A APRESENTAR RESISTÊNCIA.

O PROCESSO DE PURIFICAÇÃO É ALGO QUE NÓS INICIAMOS, POIS A PALAVRA DIZ QUE É O HOMEM QUEM BUSCA PURIFICAR A SI MESMO. VOCÊ SE PURIFICA PORQUE ESCOLHE FAZER ISSO; VOCÊ ESCOLHE SER UM VASO DE HONRA. É VOCÊ QUEM TEM QUE FAZER COISAS QUE TE TORNEM UM VASO DE HONRA. VOCÊ PRECISA SE PURIFICAR E SE TORNAR UM INSTRUMENTO ÚTIL, UM INSTRUMENTO QUE POSSA SER USADO POR SEU DONO. DEUS ESTÁ EM BUSCA DE VASOS DE HONRA.

“FOGE, OUTROSSIM, DAS PAIXÕES DA MOCIDADE. SEGUE A JUSTIÇA, A FÉ, O AMOR E A PAZ COM OS QUE, DE CORAÇÃO PURO, INVOCAM O SENHOR.”
2 TIMÓTEO 2:22.

TEMOS QUE BUSCAR O QUE É JUSTO E BOM, UM MODO DE VIVER CERTO. PRECISAMOS NOS AJUSTAR AO QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS EM PENSAMENTOS, PALAVRAS E AÇÕES. PARA SERMOS VASOS DE HONRA, PRECISAMOS NOS TORNAR CONSCIENTES QUANTO AOS NOSSOS PENSAMENTOS, CONVERSAS E ATITUDES. PRECISAMOS TOMAR CUIDADO COM AQUILO COM QUE TEMOS CONTATO, COM OS LUGARES PARA ONDE VAMOS, COM AS PESSOAS DE QUE NOS CERCAMOS, COM OS LIVROS E REVISTAS QUE LEMOS, COM OS PROGRAMAS DE TELEVISÃO QUE ASSISTIMOS.

DE ACORDO COM O QUE DIZ PAULO, QUALQUER UM PODE SE TORNAR UM VASO DE HONRA, UM INSTRUMENTO DO PODER DE DEUS. QUALQUER UM PODE SE TORNAR UM INSTRUMENTO DE AVIVAMENTO, BASTA QUE SE SEPARE DAQUILO QUE POSSA CONTAMINÁ-LO OU CORROMPÊ-LO. MAS COMO PODEMOS FAZER ISSO, JÁ QUE ESTAMOS CERCADOS POR TANTA CONTAMINAÇÃO ESPIRITUAL? VIVEMOS NUM MUNDO CONTAMINADO E CORROMPIDO. COMO PODEMOS VIVER NUM MUNDO ASSIM SEM SERMOS CONTAMINADOS? ISSO EXIGIRÁ ESFORÇO DA NOSSA PARTE.

ACHO QUE VOCÊ DEVE CONCORDAR COMIGO QUANTO AO FATO DE QUE EXISTEM POUCOS PROGRAMAS SECULARES NA TELEVISÃO AOS QUAIS PODEMOS ASSISTIR. OS SERIADOS DE TV ESTÃO TODOS CONTAMINADOS COM ESTILOS DE VIDA ALTERNATIVOS. É IMPRESSIONANTE COMO AS PESSOAS CONSEGUEM ENCONTRAR EXPRESSÕES POÉTICAS PARA DESCREVER O ESTILO DE VIDA DE PECADO. ELES COLOCAM NA TELEVISÃO PESSOAS COM ESTILO DE VIDA ALTERNATIVO E AS TRANSFORMAM EM COMEDIANTES.

QUANDO RIMOS COM ELES, ACABAMOS PERDENDO UM POUCO DA NOSSA SENSIBILIDADE ESPIRITUAL. E QUANDO MENOS ESPERAMOS, O NOSSO PROGRAMA FAVORITO SE TORNA UM PROGRAMA CONTAMINADO E CORROMPIDO PELO PECADO. PASSAMOS A VER O PECADO COMO MENOS GRAVE DO QUE ELE É, PASSAMOS A TER UMA MAIOR TOLERÂNCIA AO PECADO. ISSO FAZ PARTE DO CONDICIONAMENTO DAS NOSSAS MENTES QUE SATANÁS TENTA FAZER, PARA ACEITARMOS O QUE O MUNDO ACEITA.

QUANDO NOS TORNARMOS VASOS DE HONRA, PASSAMOS A NOS SEPARAR. EXISTEM COISAS QUE NÃO PODEMOS MAIS FAZER, PROGRAMAS QUE NÃO PODEMOS MAIS ASSISTIR, LUGARES QUE NÃO FREQUENTAMOS MAIS, REVISTAS QUE NÃO LEMOS.

VAMOS VIVER VITÓRIAS MAIORES, QUANDO ENTENDERMOS QUE NÃO DEVEREMOS MAIS ESTAR E FREQUENTAR DETERMNADOS LUGARES. SATANÁS TENTA NOS TORNAR INSENSÍVEIS AO PECADO. ELE QUER QUE PENSEMOS: “TODO MUNDO FAZ ISSO.” NÃO OS CRISTÃOS. EXISTEM MUITAS OUTRAS ATIVIDADES QUE OS CRISTÃOS PODEM FAZER, PORQUE O DONO DESSE PLANETA É DEUS. SATANÁS TEM FEITO SEU MELHOR PARA CONTAMINÁ-LO, MAS AINDA EXISTEM MUITAS COISAS QUE NÓS, COMO CRISTÃOS QUE PODEMOS FAZER E DESFRUTAR. PRECISAMOS NOS CONFORMAR À VONTADE DE DEUS EM PENSAMENTO, PALAVRAS E AÇÕES.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
(Romanos 12:1-2).

PARA FUGIR DAS PAIXÕES DA MOCIDADE, VOCÊ PRECISA SER AGRESSIVO. ENQUANTO VOCÊ FOGE DAS PAIXÕES DA MOCIDADE, VOCÊ BUSCA A JUSTIÇA. VOCÊ É AGRESSIVO EM FUGIR DO ERRADO E EM BUSCAR O CERTO. FUJA DO QUE PODE TE CONTAMINAR E CORROMPER, E BUSQUE TUDO O QUE TEM A VER COM A JUSTIÇA. NÃO BASTA SOMENTE IGNORAR O QUE PODE TE CONTAMINAR, POIS SÓ FAZER ISSO NÃO TE TORNARÁ UM VASO DE HONRA. VOCÊ PRECISA PERGUNTAR A SI MESMO: “QUÃO DESESPERADO ESTOU PARA SER USADO POR DEUS? QUÃO IMPORTANTE PARA VOCÊ É SER USADO POR DEUS?” PARA MIM, ISSO É TUDO. SER USADO POR DEUS É TUDO PARA MIM. EU NÃO ME SATISFAÇO COM UMA FAGULHA DE PODER QUANDO POSSO TER UMA ENCHENTE! NÃO ME SATISFAÇO COM POUCO QUANDO POSSO TER MUITO.

FILIPENSES 2:15
PARA QUE VOS TORNEIS IRREPREENSÍVEIS E SINCEROS, FILHOS DE DEUS INCULPÁVEIS NO MEIO DE UMA GERAÇÃO PERVERTIDA E CORRUPTA, NA QUAL RESPLANDECEIS COMO LUZEIROS NO MUNDO.

DEUS RECONHECE QUE O MUNDO EM QUE VIVEMOS É CONTAMINADO E PERVERTIDO. MESMO ASSIM, ELE DIZ QUE DEVEMOS SER DIFERENTES NO MEIO DESSA GERAÇÃO. A MENSAGEM DE JESUS É OUSARMOS SER DIFERENTES, E DEUS NÃO NOS PEDIRIA ALGO QUE NÃO FÔSSEMOS CAPAZES DE FAZER. QUANDO DEUS NOS PEDE PARA FAZER ALGO, ELE TAMBÉM NOS DÁ O PODER E A HABILIDADE DE CUMPRIR A TAREFA. MAS PRECISAMOS DESEJAR ISSO COM NOSSA VONTADE, ESCOLHAS E DECISÕES. QUÃO DESESPERADO VOCÊ ESTÁ PARA SER USADO POR DEUS? SE QUISERMOS SER USADOS POR DEUS, EXISTE UM PREÇO QUE PRECISA SER PAGO. E UM DESSES PREÇOS É A SEPARAÇÃO. VOCÊ TEM UM DESEJO DESESPERADO POR VER DEUS SE MOVER?

Um jovem chinês foi chamado pelo Senhor para servir-lhe como pregador e mestre da Palavra. Entretanto, era muito culto e cheio de vida. Seus colegas de universidade escarneciam dele, dizendo:
“Você está desperdiçando a sua vida!” Olhe como está no ostracismo e escondido. Ninguém nem ao menos sabe que você existe, e você poderia ser um grande homem no mundo dos negócios e na política. E, com o passar dos dias, Watchman Nee escreveu, pregou e, finalmente, foi preso. Impedido pelo governo chinês de continuar falando do seu Deus, na prisão, ele continuava inspirando vidas. Seus escritos são conhecidos no mundo inteiro. E, como vaso para honra, preparado e útil ao seu possuidor, assim foi a sua vida até o fim. O mundo não conhece os amigos que escarneceram dele, mas seu nome e a sua vida são inspiração para milhares. Seus livros são lidos pelos cristãos em todos os continentes e apreciados pelas verdades maravilhosas de Deus ali expostas.

Que possamos ser vasos para honra nas mãos do Senhor. Para isso, é preciso que nos santifiquemos e evitemos o mal, vivendo tão-somente para agradar ao Senhor.
Somos apenas um pedaço de barro nas mãos do oleiro. Que sejamos vasos para agradar ao Senhor e assim possamos desfrutar de vitórias maiores.