Tempo de ir além

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Zacarias 2:1-5

1 – Olhei em seguida, e vi um homem segurando uma corda de medir.
2 – Eu lhe perguntei: “Aonde você vai? ” Ele me respondeu: “Vou medir Jerusalém para saber o seu comprimento e a sua largura”.
3 – Então o anjo que falava comigo retirou-se, e outro anjo foi ao seu encontro
4 – e lhe disse: “Corra e diga àquele jovem: ‘Jerusalém será habitada como uma cidade sem muros por causa dos seus muitos habitantes e rebanhos.
5 – E eu mesmo serei para ela um muro de fogo ao seu redor’, declara o Senhor, ‘e dentro dela serei a sua glória’.

– Hoje Jerusalém representa para nós a igreja.
– O homem que tinha uma fita de medir, foi parado pelo anjo, pois Jerusalém será habitada como uma cidade sem muros e sem limites.
– Este homem estava diminuindo Deus e aplicando os padrões humanos, e se, não tivermos cuidado, fazemos a mesma coisa.
– Ninguém pode limitar o que Deus fará.
– Ninguém pode limitar um Deus ilimitado.
– Quebre suas fitas de medir Deus, pois elas limitam onde Deus irá agir em sua vida.
– Naturalmente, a nossa fé nos ajuda a crer, desde que, seja dentro dos nossos padrões de medida.
– Acreditamos em milagres, que estejam dentro dos padrões razoáveis que imaginamos para Deus agir.
– Precisamos crer num Deus que age conforme os padrões dEle e não nossos.
– Ninguém pode conter Deus.

Zc 2:4

E lhe disse: “Corra e diga àquele jovem: ‘Jerusalém será habitada como uma cidade sem muros por causa dos seus muitos habitantes e rebanhos.

– Nós vamos IR ALÉM.
– O muro é uma proteção, porém ele permite o crescimento apenas dentro de seus limites. Deus quer as nossas vidas com muros de fogo e ilimitada.
– Na prática, nós queremos tudo, desde que esteja no nosso controle, e nos nossos padrões de medir.
– Muitas vezes limitamos o agir de Deus pela nossa forma de pensar.

LUCAS 8:40-42

40 Quando Jesus voltou, uma multidão o recebeu, pois todos o esperavam.
41 Então um homem chamado Jairo, dirigente da sinagoga, veio e prostrou-se aos pés de Jesus, implorando-lhe que fosse à sua casa
42 porque sua única filha, de cerca de doze anos, estava à morte. Estando Jesus a caminho, a multidão o comprimia.

– Jairo tinha expectativa para Jesus curar a sua filha e ela não morrer, ele definiu uma medida para o milagre que precisa, porém Jesus não curou a sua filha, Ele a ressuscitou, foi muito além do que Jairo tinha medido.

– Muitas vezes Deus impede uma benção, pois a medida dEle é muito superior à nossa.
– Deus quer ser Deus, e não ser limitado por nossa fé.
– O que Deus quer fazer em sua vida é imensurável.

Zc 2:5
“E eu mesmo serei para ela um muro de fogo ao seu redor’, declara o Senhor, ‘e dentro dela serei a sua glória’.

– Deus é o nosso muro de fogo e Sua glória está no centro de nossa vida.
– Não podemos viver a vida apenas no mundo natural.

Gênesis 40
5 – o copeiro e o padeiro do rei do Egito, que estavam na prisão, sonharam. Cada um teve um sonho, ambos na mesma noite, e cada sonho tinha a sua própria interpretação.
6 – Quando José foi vê-los na manhã seguinte, notou que estavam abatidos.
13 – Dentro de três dias o faraó vai exaltá-lo e restaurá-lo à sua posição; e você servirá a taça na mão dele, como costumava fazer quando era seu copeiro.
14 – Quando tudo estiver indo bem com você, lembre-se de mim e seja bondoso comigo; fale de mim ao faraó e tire-me desta prisão,

– José pediu para ser lembrado, mas o copeiro não se lembrou, e ainda, se esqueceu dele.
– José tinha definido uma medida para Deus agir na vida dele, isto é, o retirar da prisão. Entretanto, Deus não queria apenas tirar José da prisão, mas o transformar em governador geral do Egito.
– José definiu uma medida para o agir de Deus e teve que esperar por mais dois anos pela medida de Deus.
– Não tente medir o que Deus fará em sua vida, apenas creia!

Malaquias 3:10
Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.

– A medida de Deus, você não pode guardar, pois é sem medida.
– Enfie a sua fita de medir na garganta de satanás, ela está limitando o agir de Deus.

Juízes 6:12-15
Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”.
“Ah, Senhor”, Gideão respondeu, “se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã”.
O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? ”
“Ah, Senhor”, respondeu Gideão, “como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família”.

– Gideão se sentia o mais fraco e sem importância, e com a sua medida, não entendia o que o anjo queria dizer com poderoso guerreiro.
– Gideão apenas enxergava as suas impossibilidades, mas Deus via a sua força.

1 Samuel 16

1- O Senhor disse a Samuel: “Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para ser rei”.
2- Samuel, porém, disse: “Como poderei ir? Saul saberá disto e me matará”. O Senhor disse: “Leve um novilho com você e diga que foi sacrificar ao Senhor.
3- Convide Jessé para o sacrifício, e eu lhe mostrarei o que fazer. Você irá ungir para mim aquele que eu indicar”.
6- Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: “Com certeza este aqui é o que o Senhor quer ungir”.
7- O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração
10- Jessé levou a Samuel sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: “O Senhor não escolheu nenhum destes”.
11- Então perguntou a Jessé: “Estes são todos os filhos que você tem? ” Jessé respondeu: “Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas”. Samuel disse: “Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer até que ele chegue”.
12- Então Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: “É este! Levante-se e unja-o”.

– Deus escolheu e ungiu Davi, mas Jessé, seu pai, não apresentou seu filho ao profeta Samuel naturalmente.
– Jessé mediu Davi, e limitou o que ele poderia ser, mas Deus viu Davi nos campos cuidando das ovelhas e contemplando toda a sua grandeza.
– Deus achou alguém conforme a Sua medida, e não na medida dos homens.
– Deus achou um homem conforme o Seu coração.
– Somente Deus sabe a sua medida.
– Deus sempre opera além das suas expectativas e medidas, e não depende de nossa forma de medir.
– Olhe para a frente e retire a forma de medir suas fraquezas, deficiências e limitações.
– Nos Jogos Paralímpicos, vimos atletas superarem as medidas, as quais foram impostas. Praticaram feitos considerados impossíveis diante das nossas medidas.
– Estes atletas eram deficientes no corpo e não na alma, e não se sentiam limitados.
– Muitos de nós, nos tornamos deficientes na alma, pois apenas enxergamos as possibilidades, conforme a nossa forma de medir.
– Estes atletas estão livres para a superação, pois eles não se impõem limites.
– Não olhe para a crise, olhe para Deus, pois vai acontecer e você vai ir além.
– O conceito de medir que precisamos desenvolver, é o da infinita medida de Deus.
– Deus tem infinita e eterna sabedoria.
– Deus não muda, pois Ele é Deus.
– Você vai ir além dos cercos feitos para a sua vida.
– NÃO VOU LIMITAR O DEUS ILIMITADO.